VideoBar

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1ª Caçada do ano 2011

Hoje lá decidi ir fazer a primeira caçada do ano, mas ia só com a curiosidade de ver o que andava já pelo quintal do costume, entrei na agua pelas 9h30 estava óptima e com muita visibilidade, dirigi-me ate as pedras do costume para ver se lá estavam uns chocos para o jantar e encontrei mesmo logo dois num buraco, depois arranquei para fora ver se estava por lá polvos e estavam, mas eram muito pequenos e durante a caçada toda eram demais os polvos pequenos não passavam de 500g, visto não ter encontrado um polvo jeitoso arranquei paralelo a praia com intenção de encontrar mais chocos ou linguados, fui ate ao meio do caminho que estava em mente para fazer porque não via nada e voltei para trás mas um pouco ao largo consegui mais 2 chocos pelo caminho e quando estava a chegar vi um belo ratão e disparei na cabeça ele arrancou de repente e eu não estava a espera, levou-me a arma agarrado a ele, ai pensei logo a arma já foi e o peixe também, ai a uns 10 a 15m mais para o largo ele veio a superfície e vi-o a dar a barbatana e arranquei direito a ele e consegui agarrar a arma com muita força e traze-lo a reboque ate a praia mas sempre a fazer força para fora e eu para a praia foi uma bela luta (ehehehe) quando chego a praia digo a pessoa que estava comigo isto é um peixe para 3 a 5kg mas enganei-me porque quando cheguei a casa ele na balança marcou 8980kg, ao tentar mata-lo com a faca parti-a ao meio no cabo e antes de começar a despir para acabar a caçada aparece-me a policia marítima a fiscalizar o pescado e licença, mas estava tudo em ordem como normalmente está.





Deixo aqui uma receita para quem um dia apanhar um ratão e não o saiba como fazer.

Ratão de Pitau


Ingredientes (4 pessoas):

1 kg de ratão
1 dl de azeite
6 batatas
4 dentes de alho às rodelas
2 folhas de louro
sal e pimenta
2 colheres de sopa de colorau
2 colheres de sopa de bom vinagre

Confecção:

Limpe muito bem o ratão e lave-o em várias águas. Parta-o em pedaços. Leve o ratão ao lume num tacho com água e dê-lhe uma fervura. Escorra. Repita a operação com outra água. Escorra e reserve esta segunda água. Noutro tacho ponha azeite, as batatas aos quadrados, os dentes de alho e as folhas de louro. Adicione a água que reservou. Deixe cozer cinco minutos. Junte o ratão. Tempere de sal e pimenta. Polvilhe com colorau. Tape e deixe cozer em lume brando. Quando as batatas estiverem cozidas rectifique os temperos, refresque com um bom vinagre e sirva.

Cumprimentos

4 comentários:

Telmo disse...

Grande Caçada sim senhor é fantastico esse peixe... e muita sorte tiveste tu de recuperar a arma eh eh grande tiro mesmo em cheio na cabeça...

Tas de parabens pescador

Um abraço

Marco Aurélio disse...

Boas Telmo
sim foi mesmo uma grande sorte em conseguir recuperar a arma e o peixe.
Um abraço

Rebolo disse...

Boas Marco,
Pois são estas coisas que fazem historias para contar.
Levou tiro, fugiu mas não foi longe, ficando aqui o relato de uma bela historia, e esta com um final feliz.
Belo Ratão, parabéns.
Abraço

Anónimo disse...

a receita ta incompleta os figados do ratao sao cozidos e depois feitos em pure que por sua vez sao usados para engrossar o molho.